Você já escolheu a escola de Ensino Médio para o seu filho?
Todos os anos, ao fim de um período letivo, os pais precisam decidir se irão manter os filhos na mesma escola ou optar por outra. Essa decisão fica muito mais difícil quando chega ao Ensino Médio, certo?
Como se não bastasse tudo isso, em 2020 passamos por uma pandemia que mudou o mundo que conhecíamos.
Para ajudar você neste momento tão importante, separamos 8 dicas rápidas que podem aumentar (e MUITO) as possibilidades de um futuro brilhante
Vale adiantar que não temos mais como classificar uma escola como A MELHOR. O que existe hoje é a escola MAIS ADEQUADA às necessidades do aluno e da família. Vamos às dicas!
Dica número 01 – Tipo de escola
Na hora da escolha é fundamental a participação do estudante, que agora já estará com idade entre 14 e 15 anos e precisa aprender a participar desse tipo de decisão. O primeiro ponto que você precisa identificar é o que ele almeja. Considere as vocações dele, os talentos, as dificuldades e o que faz o coração dele bater mais forte!
A partir daí você poderá começar a filtrar o tipo de escola que você vai procurar.
Existem várias linhas pedagógicas, as principais e mais comuns são:
TRADICIONAL: Enfatiza o conteúdo. Nela, o professor transmite o conhecimento. Um dos principais objetivos é formar cidadãos críticos, indagadores e independentes através de uma base estruturada de informação.
CONSTRUTIVISTA: O professor é um mediador e o aluno constrói os próprios saberes. Normalmente não há elaboração testes e provas para verificar se o aluno absorveu o conteúdo ensinado, mas há avaliações diagnósticas.
SÓCIO-INTERACIONISTA: Similar ao construtivismo, mas com ênfase na dimensão sociocultural do estudante. Considera bastante o contexto em que se aprende.
MONTESSORIANO: O professor é entendido como um guia que ajuda as crianças a superar as dificuldades. O ensino é ativo e enfatiza os exercícios de concentração individual.
Há, ainda, escolas híbridas que procuram manter os pontos de duas ou mais linhas pedagógicas.
Analise o foco da escola. Os mais comuns são:
ESCOLAS TÉCNICAS, que têm objetivo de ingressar o aluno mais rápido no mercado de trabalho;
ESCOLAS PREPARATÓRIAS, que preparam alunos para os principais exames de ingresso no Ensino Superior e/ou para que sigam carreiras específicas, como as militares;
Antes de matricular os filhos, é preciso conhecer a fundo como tais métodos são aplicados na prática. Avalie também se não haverá conflitos de cultura e hábito educacional. Se o seu filho estuda desde pequeno em uma escola tradicional, por exemplo, dificilmente se adaptará à uma outra linha ao ingressar no Ensino Médio.
Dica número 02 – Relacionamento
Um dos principais desafios de ensinar os jovens é o relacionamento. Independentemente do tipo de escola escolhida ela precisa ser muito habilidosa nesse quesito.
Normalmente só é possível conhecer a fundo esse ponto ao longo do ano, mas ainda na fase de pesquisa você pode…